Arquitetura de Computadores
Trabalho de Arquitetura de Computadores
1. História do DOS
Dentro da História da computação é considerado por alguns como sendo o produto que decidiu o destino da então minúscula Microsoft, o MS-DOS foi sucedido por duas linhas de produtos: o OS/2 e o Windows 3.11. O desenvolvimento destes sistemas operacionais (e do Windows NT) pode ser considerado como a evolução da informática nas décadas 60 e 70. Foi originalmente desenvolvido por Tim Paterson da Seattle Computer Products sob o nome de QDOS (Quick and Dirty Operating System, que em português significa Sistema operacional rápido e de baixa qualidade), sendo uma variação do CP/M-80 da Digital Research.
O DOS surgiu no final de 1981 com o lançamento do primeiro micro IBM PC. Desenvolvido pela Microsoft, (na época) uma pequena empresa de software, possui duas fachadas: o PC-DOS e o MS-DOS. A diferença entre um e outro é que o PC-DOS é comercializado pela IBM junto com seus equipamentos, enquanto o MS-DOS tem sua comercialização feita por meio da Microsoft. Desde seu lançamento em 1981, o DOS teve seis versões e seis atualizações de menor porte.
2. Implementação do DOS no padrão IBM-PC
O sistema operacional usado no PC original era o MS-DOS 1.0 (na época ainda chamado de PC-DOS), que foi desenvolvido às pressas pela Microsoft com base num sistema operacional mais simples, chamado QDOS, comprado da Seattle Computers, uma pequena empresa desenvolvedora de sistemas. Na verdade, a Microsoft foi a segunda opção da IBM, depois de ter sua proposta de licença recusada pela Digital Research, que desenvolvia versões do seu CP/M para várias arquiteturas diferentes.
3. Estrutura do Sistema operacional DOS
O sistema operacional (OS) - um conjunto de software especial meios para controlar o carregamento do computador e lançamento realização de outros programas do usuário, bem como para o planejamento e a gestão de recursos de computação de um computador pessoal. Ele fornece O controlo do