Anatomia do coração
O coração, artérias, veias e capilares são um sistema de vasos que conduz sangue através de todas as partes do corpo. O coração impulsiona o sangue através de contrações rítmicas; as artérias conduzem o sangue para fora do coração e se ramificam progressivamente até obterem diminuto diâmetro, arteríolas, que alcançam vasos de paredes muito delgadas, chamados de capilares, encarregados da nutrição e absorção de resíduos das células. A partir dos capilares, o sangue é coletado em vênulas, continuando através de veias, cujo diâmetro aumenta progressivamente até alcançar o coração.
O coração compreende quatro cavidades: átrios direito e esquerdo (AD e AE, respectivamente), e ventrículos direito e esquerdo (VD e VE, respectivamente). Os ventrículos possuem forte poder bombeante, devido suas paredes musculares espessas, funcionando eficientemente pelo enchimento rápido e enérgico de suas cavidades, pelas contrações dos átrios correspondentes. Através da veia cava, o sangue venoso chega ao AD, que o impulsionará para o VD. Daqui é bombeado, através das artérias pulmonares, para os capilares pulmonares, onde realizará a hematose, eliminando gás carbônico e absorvendo oxigênio. Retorna oxigenado pelas veias pulmonares para o AE, que o conduz para o VE, e daí através da artéria aorta e artérias sistêmicas para o restante do corpo, até retornar ao coração pelas veias cavas. A pequena circulação ou circulação pulmonar relaciona-se ao coração direito e pulmões, enquanto a grande circulação ou circulação sistêmica ao coração esquerdo, artérias e veias sistêmicas.
Há uma particularidade envolvendo o circuito sanguíneo que é a circulação portal, em que os órgãos abdominais (baço, pâncreas, estômago e intestinos) fornecem o sangue recebido das artérias sistêmicas para a veia porta, que penetra no fígado e ramifica-se em seu interior até formar os sinusóides, que traçam
substâncias