Pré Dimensionamento
Mauro César de Brito e Silva1
1 - Introdução
O pré-dimensionamento das vigas dos edifícios estruturados em aço é parte fundamental na idealização deles, e o arquiteto exerce papel de grande importância na concepção de um projeto de estrutura. Pois ele deve considerar todos os aspectos relativos ao bom funcionamento do edifício, inclusive o seu sistema estrutural.
O arquiteto então deve conceber um projeto arquitetônico do sistema estrutural capaz de suportar o carregamento que este edifício estará submetido e que também mostre seus elementos estruturais com dimensões que possam ser utilizadas no projeto estrutural. Portanto, o objetivo do prédimensionamento das vigas feito pelo arquiteto é o de chegar tão próximo quanto possível do dimensionamento ideal e final que devem ser apresentado nos projetos estruturais.
2 – Carregamentos
As ações a que estão sujeitos os elementos estruturais dos edifícios são originadas por forças geofísicas ou introduzidas pela ação humana. As ações geofísicas podem ser de origem gravitacional, metereológica ou sismológica. Já os carregamentos decorrentes de elevadores, máquinas, equipamentos e pessoas são provocados pela ação humana.
Normalmente as ações ou cargas que são consideradas e avaliadas nas vigas dos edifícios são:
Permanentes: são aquelas causadas pelo peso próprio dos elementos da estrutura e de todos os elementos de caráter permanente ao longo da vida da estrutura, tais como pisos, forros, paredes divisórias permanentes, revestimento das fachadas, tanques e reservatórios, sistemas mecânicos, instalações, etc. Aparentemente é fácil determinar o peso próprio do edifício, porém, na realidade, o erro pode ser de quinze, vinte ou mais por cento devido à dificuldade em se fazer uma estimativa exata dessas cargas;
Variáveis ou acidentais: diferem das cargas permanentes por seu caráter variável e imprevisível. As