anatomia do coraçao
Pericárdio
O pericárdio é um saco fibrosseroso que envolve o coração e as raízes dos grandes vasos (Gardner, et al 1988), como podemos observar na ilustração 02 .
Fig. 01 - Bloco em vista anterior/Coração sem pericárdio: Bloco Anatômico em vista anterior. Observe os eixos de orientação do coração. Fig. 02 Bloco em vista anterior.
Coração com pericárdio: - Bloco Anatômico em vista anterior. Atentar para o
pericárdio envolvendo o coração. A seta preta mostra a face mediastinal do pulmão esquerdo. É formado por duas membranas, uma de constituição fibrosa que envolve mais externamente o coração e grandes vasos em intima relação com as estruturas mediastinais, denominado pericárdio fibroso; e outras de consistência serosa, o pericárdio seroso constituído por 2 lâminas, as lâminas parietal e visceral.
O pericárdio fibroso, é constituído de uma camada densa de faixas colágenas entrelaçadas com o esqueleto de fibras elásticas mais profundas (Gardner, et al 1988). É uma bolsa em forma de cone, cujo ápice termina onde o pericárdio se continua com a túnica externa dos grandes vasos, conforme ilust. 07. Sua base está presa ao centro tendíneo do músculo diafragma, através do ligamento freno-pericárdico, um dos responsáveis em manter o coração em posição na cavidade torácica juntamente com os ligamentos esterno-pericárdicos superior e inferior. Podemos observar resquícios do músculo diafragma na ilustração 06.
Fig. 06 - Vista da face diafragmática do coração (revestido pelo saco pericárdico). D) resquícios do músculo diafragma; V) Veia cava inferior ("perfurando" o diafragma).
O pericárdio seroso é constituído de 2 lâminas, a lâmina parietal, externa que forra a superfície interna do pericárdio fibroso (ver ilustração 07), constituindo com o último um pequeno espaço virtual, e uma lâmina visceral (ou epicárdio) que é a reflexão ao nível dos grandes vasos da lâmina parietal em direção ao coração recobrindo-o totalmente. As