ANATOMIA DO CORAÇÃO
O coração é considerado um dos orgãos mais potentes, apesar de sua dimensão pequena.
Podemos descrever ela com: forma de cone tamanho do punho fechado cerca de 12 cm de comprimento,
9 cm de largura em sua parte mais ampla
6 cm de espessura
Sua massa é, em média, de 250g, nas mulheres adultas, e 300g, nos homens adultos.
Limites do Coração: superfície anterior: logo abaixo do esterno e das costelas. superfície inferior: repousa sobre o diafragma, correspondendo a região entre o ápice e a borda direita. borda direita: está voltada para o pulmão direito e se estende da superfície inferior à base; a borda esquerda, também chamada borda pulmonar, fica voltada para o pulmão esquerdo, estendendo-se da base ao ápice. limite superior constituida pelos grandes vasos do coração e posteriormente a traquéia, o esôfago e a artéria aorta descendente.
B) MACROSCOPIA
1) O Átrio Direito
O Átrio Direito recebe a veia cava superior e inferior e o seio coronário. As veias cavas canalizam o sangue venoso sistêmico e o seio coronário retorna sangue das coronárias. A parede medial e posterior do átrio direito é o septo inter-atrial que separa o átrio esquerdo do direito. O assoalho do átrio direito é a valva tricúspide, que se abre no ventrículo direito.
Visto pelo lado direito, o septo atrial apresenta uma estrutura característica, a fossa oval, a qual exibe contorno saliente e região central constituída por uma lâmina delicada. A porção mais anterior dessa lâmina pode não estar completamente aderida à borda da fossa oval, constituindo o chamado forame oval patente.
Esta comunicação, patente na vida intra-uterina, pode também ser encontrada em até 1/4 dos adultos normais, não levando a uma passagem de fluxo da direita para a esquerda, em virtude da pressão mais elevada existente no átrio esquerdo.
Deve-se observar que a porção mais baixa do átrio direito está separada do ventrículo esquerdo, por uma porção de