Coração - Anatomia
O coração é um órgão muscular oco, situado na parte média da cavidade torácica(mediastino), entre os dois pulmões e sobre o diafragma. É aproximada do tamanho de uma mão fechada. A extremidade pontuda do coração é o ápice, dirigida para frente, para baixo e para a esquerda. A porção mais larga do coração é a base, dirigida para trás, para cima e para a direita.
O coração começa a ser formado no inicio da vida embrionária, no fim da terceira semana de gestação e no fim da quarta semana de gestação já apresenta batimentos rítmicos. Forma-se a partir de um vaso sanguíneo primitivo (tubo cardíaco) que se dobra e se retorce e por fim originam as quatro cavidades do coração. Pelo fato de ser formado originalmente de um vaso sanguíneo, o coração também é constituído de três túnicas equivalentes as túnicas dos vasos sanguíneos: Epicárdio(camada externa), Miocárdio(camada média) e Endocárdio(camada interna). O epicárdio é formada de uma lâmina de tecido conjuntivo denso revestido externamente por um epitélio pavimentoso simples. Miocárdio é um conjunto de células musculares, que apresentam uma disposição e estrutura peculiar que constituem a parede do coração. Endocárdio é uma fina camada de tecido composto por epitélio pavimentoso simples sobre uma camada de tecido conjuntivo. A superfície lisa e brilhante permite que o sangue corra facilmente sobre ela. O endocárdio também reveste as valvas e é contínuo com o revestimento dos vasos sangüíneos que entram e saem do coração.
O músculo cardíaco contém uma enorme quantidade de fibras musculares, cuja principal característica é sua grande capacidade de contração.