Anatomia - Bursite
- Estimular a realização de exercícios para alongamento e fortalecimento muscular, assim como para condicionamento cardiorrespiratório. JUSTIFICATIVA: Os exercícios físicos regulares melhoram o tônus muscular, melhoram a sensação de dor e os distúrbios do sono. Isso porque uma série de substâncias nesse momento são liberadas durante exercícios de baixo impacto de alongamento e fortalecimento muscular, em especial as endorfinas (analgésicas) ;
- Reduzir o conteúdo de açúcar dos alimentos. JUSTIFICATIVA: No sentido de evitar o sobrepeso, o açúcar deve ser substituído por mel ou adoçantes naturais, lembrando que os adoçantes devem ser usados com moderação.
- Reduzir o conteúdo de sal dos alimentos.
JUSTIFICATIVA: O sal favorece o acúmulo de líquidos no organismo, acarretando aumento da pressão arterial e sobrecarga para o sistema cardiovascular. Deve-se optar pelo sal com baixo teor de sódio, e mesmo este deve ser usado com moderação pois contém potássio, o qual pode ser prejudicial para pacientes nefro patas. A complementação do tempero dos alimentos deve ser feita com condimentos naturais como ervas, cebola e alho, que são muito saudáveis.
- Reduzir o conteúdo de gordura dos alimentos. JUSTIFICATIVA: As gorduras dos alimentos favorecem o aumento do colesterol e o excesso de peso. Deve-se dar preferência para carnes brancas, reduzindo-se ao máximo o consumo de carnes vermelhas, especialmente a de porco. Deve-se evitar a adição de gordura, seja ela qual for, aos alimentos e ainda, deve-se evitar o consumo de mais de duas gemas de ovo por semana.
- Limitar o consumo de álcool.
JUSTIFICATIVA: Álcool fornece o que se chama de caloria vazia, ou seja, aquela que sacia a fome, mas não oferece nutrientes. Além disso, quando ingerido à noite acarreta um sono superficial, de má qualidade, apesar de acelerar o processo de adormecer.
Quando usado em excesso, o álcool tem uma série de