Frei Luiz Mott
Frei Lucas de Souza nasceu em Portugal em 1591 , quando cometeu pela primeira vez o pecado de sodomia tinha como cúmplice segunda a Igreja Católica o Frei Simão , os dois eram da mesma ordem : Castelhano da nação . Nesse tempo , a Igreja Católica chamava a hossexualidade de : '' Vício de Clérigo '' porque havia um amor que eles faziam questão de não mencionar o nome dentro da Igreja . Segundo o quartel do séc. XVII , Frei Lucas disse ter vivido 15 anos em Roma . Nessa época os inquisitores e os lusos-brasileiros acreditavam que Roma era uma representação de Sodoma e Gomorra , simplesmente a pessoa que passava pela quela terra já era suspeita de ter praticado homoerotismo .
Além de ter viajado por vários países , Frei também andou por algumas partes de Portugal , em 1645 . foi na vila de Estremoz, no distrito de Évora , que ele se relacionou carnalmente com o soldado : Antônio Ferreira , e com outro rapaz chamado alentejano de Elvas, Simão Vaz . Foi apenas ''molices'' aonde não havia penetração anal . Lá ele conheceu seu principal amante , chamado : Manuel Meireles, com o que disse ter se relacionado por 2 anos . incluindo mais de 250 atos sodomíticos , o que era extremamente proibido pela Igreja Católica . Foi esse mesmo rapaz que o denunciou pelo crime de sodomia para o tribunal da Santa Inquisição Em Lisboa no ano de 1656 .
Foi em 28 de fevereiro de 1658 que Frei Lucas de Souza foi condenado formalmente pelo crime de sodomia pelo tribunal da Santa Inquisição , O Vigário Geral e Visitador da Prelazia do Maranhão, Padre Domingos Vaz Correa da início ao tribunal da Santa Inquisição e fala dos vários crimes que Frei Lucas de Souza cometeu , entre eles a sodomia . Foram chamados