Ergonomia
ERGONOMIA
Componentes: Priscilla Ferres, Monique Hellen, Bruno Araújo, Bruno Almeida, Luanderson,
Jhon Lima Curso: Técnico em Segurança do Trabalho Professor: Dickson
Cachoeiro do Itapemirim- ES -, 16 de Junho de 2011.
Introdução
Neste trabalho iremos abordar sobre a ergonomia, mal postura, o que acontece quando se tem má postura, problemas de saúde
O que é Ergonomia?
A Ergonomia é a ciência aplicada a facilitar o trabalho executado pelo homem, sendo que se interpreta aqui a palavra “trabalho” como algo muito abrangente, em todos os ramos e áreas de atuação.
O nome Ergonomia deriva-se de duas palavras gregas: ERGOS (trabalho) e NOMOS (leis, normas e regras). É uma ciência que pesquisa, estuda, desenvolve e aplica regras e normas a fim de organizar o trabalho, tornando este último compatível com as características físicas e psíquicas do ser humano.
Há pouco mais de 30 anos instaurou-se no Brasil, por psicólogos, uma área de conhecimento chamada "Ergonomia", que trata de estudar como adaptar objetos e lugares para o uso das pessoas. A ergonomia é uma forma de analisar um ambiente para torná-lo mais adequado às pessoas.
A ERGONOMIA TEM POR OBJETIVO ADAPTAR TUDO COM QUE O SER HUMANO SE RELACIONA ÀS CARACTERÍSTICAS DO PRÓPRIO SER HUMANO, A FIM DE PRESERVAR SUA SAÚDE FÍSICA, EMOCIONAL E PSÍQUICA
Oficialmente, a Ergonomia nasceu em 1.949, derivada da 2ª Guerra Mundial. Durante a guerra, centenas de aviões, tanques, submarinos e armas foram rapidamente desenvolvidas, bem como sistemas de comunicação mais avançados e radares. Ocorre que muitos destes equipamentos não estavam adaptados às características perceptivas daqueles que os operavam, provocando erros, acidentes e mortes.
Exemplos: