anarco sindicalismo:definiçao
Sua forma de organização é baseada no sindicalismo e também possui perspectivas anarquistas.
Seus principais objetivos são: A solidariedade operaria
A ação direta
A autogestão
História
A união da corrente ideológica anarquista com o sindicalismo não se deu desde o princípio e nem de forma harmoniosa e regular. O primeiro contato foi feito com a entrada de Bakunin e seus adeptos na AIT. Tal inserção foi contestada por alguns anarquistas, como Errico Malatesta, que acreditavam que os sindicatos não eram locais propícios para a prática revolucionária uma vez que serviam a interesses meramente econômicos e, portanto, até mesmo retrógrados em relação a uma possível revolução que deveria estar focada na abolição do Estado e de toda exploração dos homens uns sobre os outros, assim com a autogestão da produção.
No entanto, a difusão do pensamento anarquista nas organizações sindicais ganhou significativa força em países como França, Itália e Espanha. início do século XX,no brasil, com chegada dos imigrantes europeus, o crescimento dos sindicatos de base anarquista foi maior.O anarcossindicalismo foi a principal base de reivindicações trabalhistas e de grandes greves como foi a greve de 1917.
Atualidade
Diversas organizações em todo o mundo, como a CNTE-AIT espanhola, CNTF-AIT francesa, a USI italiana, a ASI servia, KRAS russa, COB-AIT, SP-AIT, a FAU-IAA, a FORA argentina desenvolvem atividades e ações tendo o anarcossindicalismo como base e organizam os trabalhadores (as), estudantes, desempregados (as) para o processo revolucionário e na construção do comunismo libertário através de práticas anarquistas.