anamnese
Curso de Enfermagem
FUNDAMENTOS TÉCNICOS E
SEMIOLÓGICOS EM
ENFERMAGEM
Anamnese e
Exame Físico do
Sistema Respiratório
Prof. Renato Romano Aleme
Betim
2013.1 Adaptada
Anamnese e Exame Físico do Sistema Respiratório
Anamnese e Exame Físico do Sistema Respiratório
Na anamnese investigar sobre a presença de diversos sintomas relacionados a alterações anatômicas ou funcionais deste aparelho. O exame físico é realizado preferencialmente com o tórax desnudo ou coberto com o mínimo possível de roupas e cuidando-se que o posicionamento do paciente permita a observação de todo o segmento. No exame físico geral, podem ser notadas algumas alterações que são indicadoras ou que estão relacionadas a problemas do aparelho respiratório, como:
Geralmente, isto é feito com o paciente sentado. Se o paciente não puder sentar-se sem ajuda, ele deve ser amparado para manter-se nesta posição.
tosse, dispnéia, cianose, pletora (aumento do volume sanguíneo, que provoca distensão anormal nos vasos), baqueteamento das unhas e presença de adenomegalias.
Se isto for impraticável, a face posterior do tórax deve ser examinada, colocando-se o paciente em decúbito lateral; em primeiro lugar, examina-se o hemitórax que está acima e, após troca de decúbito, o outro lado.
Anamnese e Exame Físico do Sistema Respiratório
Inclui as quatro técnicas clássicas: inspeção (estática e dinâmica), palpação, percussão e ausculta.
Cada região deve ser comparada com a região correspondente do hemitórax oposto, utilizando essas semiotécnicas.
LINHAS E REGIÕES DO
TÓRAX
A superfície do tórax é dividida em regiões através de linhas imaginárias. Isso permite que as alterações torácicas sejam descritas com a maior precisão anatômica possível, referindo-se sempre à região do tórax onde elas são observadas.
1
LINHAS DA FACE
ANTERIOR DO TÓRAX
• Linha vertical:
Linha esternal, que passa pela borda do esterno, de