Anamnese
Para tratarmos do assunto de anamnese, após a leitura de textos sobre esse tema, vimos que o assunto está diretamente ligado à humanização das práticas do profissional de saúde com o paciente, sendo impossível tratar a anamnese como um simples questionamento, onde o profissional da saúde é o único que faz perguntas, existindo um monólogo, e não diálogo.
A anamnese é uma troca constante de informações entre paciente e profissional de saúde, baseado no respeito mútuo e interação entre as partes, sem a intenção de ser piegas.
Para entender de anamnese, devemos nos aprofundar sobre o tema humanização em suas diferentes formas.
Humanização das práticas do profissional de saúde – reflexão.
Durante o Sec. XIX e XX, muitos avanços tecnológicos foram aplicados na área da saúde, mas como não se pode desvincular o indivíduo de sua vivência psicológica, social e cultura, o contato profissional de saúde x paciente deve ser de confiança, respeito e reciprocidade.
Com o crescimento do Sistema de Saúde, da medicina e da ciência, fez com que o contato entre profissional da saúde e paciente se tornasse impessoal e desumanizado, mostrando, a partir disso, a necessidade de assegurar os ¨Direitos Individuais¨.
A ONU e OMS determinaram esse direito humano fundamental. Em 1988, com a promulgação da Constituição a saúde passa a ser reconhecida como um bem ao qual todo cidadão tem direito. Os serviços de saúde devem promover o acesso às informações da saúde e em potencial o do atendimento, preservando-se a autonomia das pessoas.
O Estado em seu papel de promover a democracia e a cidadania, com a participação da opinião da sociedade, garante ao indivíduo o respeito, equidade em saúde, onde a pessoa passa a ter a livre escolha.
O autor avalia as políticas econômicas contemporâneas, mas, nessas políticas, a preocupação não é a melhora da qualidade de vida da pessoa humana, mas sim é a sua capacidade de produzir o crescimento e estabilidade monetária. O espaço