Contabilidade
Bens: todas as coisas passiveis de avaliação em moeda que tem a propriedade de satisfazer a uma necessidade humana.
Obs.: Coisa tudo o que existe na natureza sem intervenção do homem. Ex: arvore rios, oceano etc.
Bens tangíveis: (corpóreos, materiais e concreto): possui existência própria, pode ser visto e tocado e ocupa lugar no espaço. Ex: maquina, matéria prima, veículos, dinheiro, tec.
Bens intangíveis: (incorpóreos imaterias e abstratos): não pode ser visto ou tocado e não ocupa lugar no espaço. Tem seu valor integrado ao patrimônio quando vinculado a um bem tangível ou uma determinada situação que ocorra na empresa. Ex: marcas patentes, benfeitorias em prédios de terceiros, etc.
Direitos: são dividas de terceiros, para com o patrimônio, em outras palavras, créditos a serem recebidos de terceiros. Ex: duplicatas mercantis e de prestação de serviços, notas promissórias, cheques, etc.
Obrigações: São dividas do patrimônio para terceiros. Eles podem assumir a forma de títulos de créditos. Ex: os mesmos utilizados nos direitos.
Demonstrativo patrimonial: ou balanço patrimonial é uma das principais demonstrações contábeis, pois através delas podemos apurar a situação patrimonial e financeira das empresas em um determinado momento.e estatica
Ativo: Compreendem todos os bens e direitos expressos em moeda, pertencentes a uma pessoa física ou jurídica, com finalidades lucrativas ou não.
Passivo: Compreende, basicamente, as obrigações a pagar, ou seja, as dividas que uma pessoa física ou jurídica assume ou se compromete com terceiros.
Patrimônio líquido ou situação líquida: É a soma dos bens e direitos menos as obrigações a diferença e o patrimônio liquido ou situação liquida.
Quando a somatória dos bens + direitos for maior que obrigações = situação liquida positiva, favorável.
Quando a somatória dos bens +