ANAMNESE OCUPACIONAL
O que é Anamnese?
Anamnese é uma entrevista realizada pelo profissional de saúde ao seu paciente, que tem a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença. Em outras palavras, é uma entrevista que busca relembrar todos os fatos que se relacionam com a doença e à pessoa doente. Possui técnicas para poder estabelecer uma avaliação e diagnóstico do indivíduo. É a base a partir da qual se pode estabelecer um tratamento ou iniciar uma psicoterapia de apoio ou outra qualquer. Pretende-se que se consiga obter o máximo de informação possível sobre a história e o passado do paciente. Tem de se ter em conta não só o que é dito, mas também como é dito, bem como observar a linguagem corporal do indivíduo.
Objetivos da Anamnese
- Estabelecer a relação médico/paciente;
- Obter os elementos essenciais da história clínica;
- Conhecer os fatores pessoais, familiares e ambientais relacionados com o processo saúde/doença;
- Obter os elementos para guiar o profissional no exame físico. Definir a estratégia de investigação complementar;
- Direcionar a terapêutica em função do entendimento global a respeito do paciente.
Função da Anamnese
A função é ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença ou patologia. Uma anamnese, como qualquer outro tipo de entrevista, possui formas ou técnicas corretas de serem aplicadas.
Ao seguir as técnicas, pode-se aproveitar ao máximo o tempo disponível para o atendimento, o que produz um diagnóstico seguro e um tratamento correto. Sabe-se hoje que a anamnese, quando bem conduzida, é responsável por 85% do diagnóstico na clínica médica, liberando 10% para o exame clínico (físico) e apenas 5% para os exames laboratoriais ou complementares.
O seu preenchimento é essencial e indispensável, pois também servirá como um documento para qualquer tipo de problema futuro, tanto para o profissional, como para o paciente.
A importância da Anamnese
A anamnese, que consiste na entrevista feita pelo profissional quando