Culin Ria Italiana
Amanda Vieira
Camila Machado
Fernando Cordeiro
Jamile Daou
Renan.
Enogastronomia: Itália
Curitiba
2015
Culinária Italiana
A culinária italiana apresenta influências da cozinha etrusca, da antiga Grécia, da antiga Roma, Bizantina, Hebraica e Árabe. E sofreu importantes mudanças com a descoberta do Novo Mundo (América), como a introdução de alimentos como batata, tomate, pimentão e milho. Todos esses alimentos hoje fundamentais na culinária italiana foram introduzidos em larga escala apenas no século XVIII.
A culinária italiana é uma das mais famosas do mundo e é conhecida pela sua diversidade em nível regional como exemplos de produto típico temos o queijo Parmigiano Reggiano da região da Emília Romana e o Gongonzola da Região do Piemonte.
A ordem dos pratos servidos nos restaurantes são as seguintes:
1. Antipasto: Entrada
2. Primo Piatto: Primeiro prato, geralmente são sopas, massas e risotos
3. Secondo Piatto: Segundo prato com carnes ou peixes e frutos do mar.
Accompagnamenti/ Contorni:, acompanhamentos para o segundo prato, que pode ser verduras, feijão, batatas fritas e até saladas. Você pode ou não escolher um acompanhamento, não é uma regra a ser seguida.
4. Dessert/Dolci: sobremesas
Entradas
BRUSQUETA
Historia
A bruschetta surgiu no período da Antigüidade, entre os trabalhadores rurais italianos, que inventaram a fórmula para aproveitar as sobras dos pães do dia anterior. E a receita deu tão certo que passou a ser apreciada em todo o território, em diversas formas. A palavra bruschetta deriva de “bruscato” que em italiano significa tostado ou torrado e tem origem nas regiões do Lazio e de Abruzzo. Na região de Toscana o antepasto é chamado “fetunta”, de “fetta unta”, que na Itália quer dizer fatia untada. Por volta de 1990, os cardápios de aperitivos e entradas começaram a incluir a bruschetta. As primeiras versões desse tira-gosto de pão torrado eram normalmente cobertas com manjericão fresco, tomates fatiados,