Analize de agua
Introdução---------------------------------------------------------------------pag. 4
Materiais-----------------------------------------------------------------------pag. 5
Procedimento-----------------------------------------------------------------pag. 6
Resultados e discussões--------------------------------------------------pag. 7
Conclusão---------------------------------------------------------------------pag. 8
Bibliografia--------------------------------------------------------------------pag. 9
Objetivo:
Determinar a dureza, a alcalinidade da água através de experimentos de laboratório.
Introdução
A dureza total da água compõe-se de duas partes: dureza temporária e dureza permanente. A dureza é dita temporária, quando desaparece com o calor, e permanente, quando não desaparece com o calor, ou seja, a dureza permanente é aquela que não é removível com a fervura da água.
Normalmente, reconhece-se que uma água é mais dura ou menos dura, pela maior ou menor facilidade que se tem de obter, com ela, espuma de sabão. As águas duras caracterizam-se, pois, por exigirem consideráveis quantidades de sabão para produzir espuma, e esta característica já foi, no passado, um parâmetro de definição, ou seja, a dureza de uma água era considerada como uma medida de sua capacidade de precipitar sabão.
O método mais comumente empregado na determinação de dureza é o método titrimétrico do EDTA, sendo baseado na reação do ácido etilenodiaminatetracético (EDTA) ou seus sais de sódio que formam complexos solúveis quelados com certos cátions metálicos. A dureza de uma água pode variar de zero a centenas de miligramas por litro, dependendo da fonte e do tratamento aplicado.
O grau de acidificação ou alcalinidade da água é expressado em valores de PH, o que literalmente significa "poder de hidrogênio". Esta escala é baseada inversamente na concentração de íons