Analista de comércio exterior
Descrição do Cargo de Analista de Comércio Exterior
O Analista de Comércio Exterior gerencia, coordena e planeja transações comerciais com países, empresas ou governos estrangeiros. Além disso, deve elaborar estratégias de negócios, com a meta de lucratividade da empresa. Também deve planejar as importações e exportações, baseado nas normais mercantis, alfandegárias e fiscais de cada país. As oportunidades devem ser analisadas e os problemas devem ser detectados no mercado internacional. Acima de tudo, esse profissional deve se encarregar de elaborar estratégias para que os produtos nacionais conquistem novos mercados. Ele identifica o que a empresa precisa e pesquisa os melhores preços para introduzir no mercado nacional os itens em que o país não é auto-suficiente. É o responsável também por cuidar da parte de documentação e despacho na Receita Federal. Como tem conhecimentos de Direito Internacional, também pode exercer a função de despachante aduaneiro. Pode atuar em departamentos de comércio exterior de instituições financeiras, Receita Federal, entidades governamentais, empresas de transporte internacional e seguros ou câmbio.
Formação necessária para ser Analista de Comércio Exterior
Para exercer tal profissão, o profissional precisa ter raciocínio lógico, rápido, crítico e analítico, além de saber lidar com números, ter facilidade em se comunicar e se relacionar. Precisa saber outras línguas e ter noções de informática, incentivos fiscais e legislação tributária do Brasil e de outros países.
Formação Básica
O profissional que deseja exercer essa profissão pode fazer Ciências Econômicas, Relações Internacionais, Comércio Exterior ou Administração com ênfase nessa área, para efetuar trabalhos administrativos e comerciais voltados ao mercado internacional de bens e serviços.
Formação Adicional
Para quem deseja se especializar na área, algumas opções de Pós-graduação podem ser encontradas, como:
- ECEX –