Exportação regiao oeste da Bahia
Como exportar - Os documentos, trâmites, e adequações dos produtos
Santos Silva, Carlos1
Felipe de Almeida Reis, Mikael2
Barretto de Souza, Thauanne3
Vinicius Rocha Matutino, Victor4
RESUMO
Com o avanço da tecnologia, vão se abrindo novos caminhos, fazendo com que a troca de informações pelo mundo seja algo imediato, possibilitando o fechamento de negócios, entre vários tipos de empresas e de países distantes. Antes a indústria era protegida, barreiras que hoje em dia não existem mais. Importante obter informações dos caminhos, e de documentos exigidos para a venda e compra de mercadorias. O que facilita a exportação, levando as empresas a se modernizarem e permanecerem no mercado. Sendo o comercio exterior importante para empresas que querem crescer, e também para a economia do Brasil, pois visa novos mercados, mais lucro e gera empregos. Conhecer a representatividade do Oeste Baiano para o Brasil, com grande parte de sua produção sendo exportada.
PALAVRAS-CHAVE: Exportação, produtos, documentos, oeste da Bahia.
1. INTRODUÇÃO
Com o interesse de obter maiores informações sobre os produtos que nossa região exporta e o que é preciso para poder exportar, foram feitas várias pesquisas e entrevistas com pessoas da área, perguntas das quais nós tínhamos duvidas diariamente, como: qual a importância da exportação para uma empresa? Quais exigências do pais importador para com a empresa? Quais os documentos exigidos? Se há necessidade de alguma adequação de seu produto para ser exportado?
Em nossas pesquisas foram encontradas varias informações que servem de base para quem pretende exportar e para quem quer conhecer mais sobre o assunto, principalmente para os interessados aqui na nossa região, um mercado que cresce a cada dia, tendo muito mais oportunidades para um crescimento pessoal e profissional. O oeste da Bahia é uma região que visa bastante a área do comercio