Projeto integrador logistica
É notável que as importações desempenhem um papel importante na vida econômica de qualquer país, por mais rico que seja. Assim, nenhum país é totalmente auto-suficiente. Aliás, todos os países estão subordinados a uma lei econômica, segundo a qual quanto mais desenvolvidos e mais industrializados forem, maior será a sua necessidade de ampliar o relacionamento com os demais países. A importação consiste na compra de produtos no exterior, por parte dos países que deles necessitam, e na entrada de mercadorias num país, provenientes do exterior.
Durante muitos anos, o Brasil manteve uma economia fechada para o comércio internacional. Adotou, intencionalmente, uma política paternalista destinada a beneficiar a exportação, visando a manutenção superavitária da balança comercial, o que acabou por distanciá-lo dos outros países. Atualmente, o país mudou esta postura. Pratica uma política de abertura à economia e de integração ao contexto internacional para poder participar do processo de globalização.
Uma prova desta mudança foi a implantação, em janeiro/97, do SISCOMEX
(Sistema Integrado de Comércio Exterior) Importação. O SISCOMEX é o instrumento administrativo que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior, mediante fluxo único, computadorizado, de informações.
O volume nacional de importação é representativo, porém não tem sido abordado profundamente no Brasil, pois se dá preferência aos incentivos à exportação. Este projeto é uma contribuição para a compreensão da atividade de importação e estimação de custos na atividade de importação, e revela a complexidade da ação de compra organizacional no mercado internacional.
Tendo como base onde a empresa almeja estar futuramente, ela deve decidir seus objetivos, missão e valores. Esses servirão como um norte para que cada medida tornada seja em função dos mesmos e que se estruture suas