Resenha crítica do filme como estrelas na terra
RESENHA CRÍTICA DO FILME “COMO ESTRELAS NA TERRA”
Como Estrelas na Terra
O filme retrata a história de um pequeno garoto, Ishaan Awasthi, que sofre com os problemas da dislexia. Tal síndrome compromete o aprendizado da leitura, escrita e da fala, consequentemente dificulta o acompanhamento do ritmo escolar dos demais alunos. Por tais motivos Ishaan tem um péssimo rendimento escolar, e é tratado como irresponsável; desinteressado; retardado, tanto pelos professores e diretores da escola, como pelos pais. Contudo, Ishaan tem um lado sonhador e grandes habilidades para a arte, gosta de animais e tem pelas coisas mais simples um grande fascínio; tais particularidades nunca foram valorizadas e incentivadas.
Com o agravamento da situação de Ishaan na escola, seu pai– Nandkishore Awasthi- decide colocá-lo em um internato para que seja disciplinado efetivamente. Há um choque causado pela separação de sua família, com isso Ishaan deixa de lados suas maiores qualidades, se tornando uma criança introspectiva e triste. O real problema de Ishann, assim como suas aptidões só serão descobertas quando um novo professor de desenho, chamado Nikumbh, entra na escola.
Nikumbh também é professor de uma escola para crianças com necessidades educacionais especiais, por isso, ao notar os péssimos resultados escolares e a tristeza de Ishaan, o professor se interessa pelo caso e resolve investigar os problemas do aluno. Analisando os cadernos de Ishaan, o professor Nikumbh descobre que o seu aluno tem dislexia e decide encontrar a família dele. Quando o encontro acontece, o professor Nikumbh explica o que há com Ishaan, e percebe que os pais dele não tinham consciência do problema do filho e por isso o destratavam e ignoravam seus dons. Começa, então, uma fase de diálogo e argumentação entre o professor Nikumbh e os demais professores e diretor da escola para adequar as formas de avaliação às necessidades de Ishaan.
Professor Nikumbh, através de