Analista Criminal como Carreira de Estado
Carreira de Estado
Evandro Dalton Martins1
Wolney Ferreira da Silva2
Resumo: O incessante aumento da criminalidade tem exigido e provocado uma evolução nas formas de se trabalhar Segurança Pública em nosso País. Ainda que discretamente, começa-se a perceber a figura do Analista Criminal inserido no contexto desta evolução. Porém tal função esbarra nas burocracias funcionais existentes nas instituições dificultando seu avanço. Este artigo busca fazer uma revisão teórica do que é a Análise Criminal, como está o estado da arte do Analista
Criminal e sugerir como poderia se dar tal carreira no Estado de Goiás.
Palavras-chave: analista criminal; segurança pública; carreira de estado.
Introdução
Inúmeras soluções têm sido buscadas ao longo dos tempos para o controle da criminalidade. Sabe-se que o crescente aumento criminal não é de responsabilidade dos órgãos de segurança pública, apesar destes serem enxergados pela sociedade como os maiores, e às vezes, únicos responsáveis. Diante desta necessidade de controle, passou-se a utilizar novos conceitos, novas técnicas e ferramentas mais eficazes no combate à criminalidade. Neste contexto evolutivo surgiu a análise criminal, como método científico de combate à criminalidade e fatos correlatos.
Segundo Boba (2005, p.5), “análise criminal é um campo de estudo e prática pertencente à justiça criminal, que utiliza métodos sistemáticos de pesquisa em base de dados, que permite o suporte às ações policiais através da geração de informação para diversos usuários”.
Este estudo busca apresentar a definição de Análise Criminal, a importância do Analista Criminal inserido na segurança pública, bem como o porquê da necessidade de se fortalecer tal função, principalmente com a criação de cargo público.
1- Policial Rodoviário Federal, Bacharel em Análise de Sistemas.
2- Capitão da Policia Militar do Estado de Goiás, Curso de Formação de Oficiais.
95
1 – Metodologia
Neste