analises
Mesmo assim resolveram organizar exposições independentes para apresentar seus trabalhos ao público. Numa destas mostras, Monet expôs um quadro com o nome de “Impressão, sol nascente”. Por que este título? Na realidade, ele tinha pintado a tela no porto do Havre na França, mas o seu objetivo era muito mais poético do que simplesmente representar fielmente o local; ele tentava transmitir a sua impressão sobre o momento específico e fugaz do sol nascendo e iluminando a paisagem.
Em 25 de abril de 1874, o famoso jornal “Le Charivari” de Paris publicou um artigo de Louis Leroy, “A exposição dos Impressionistas”, onde o crítico, inspirado no título do quadro de Monet, afirmava não considerar os autores das obras como “pintores” no sentido nobre da palavra, eles não passavam de simples “impressionistas”.
O termo usado pejorativamente agradou aos artistas, que desde então foram denominados Impressionistas em vez de Intransigentes. O novo nome explicava bem o ideal de todos de traduzir em suas telas a realidade objetiva banhada por suas impressões subjetivas.
Pouco tempo depois, os Impressionistas já eram admirados internacionalmente e suas inovações abriram as portas para muitas outras possibilidades no Universo da Arte.
http://estoriasdahistoria12.blogspot.pt/2013/07/analise-da-obra-impressao-nascer-do-sol.html