saude familiar
THE THEORY OF SELF-CARE AND ITS APPLICABILITY TO THE NURSINGN IN THE FAMILY HEALTH STRATEGY (FHS)
Maria Izabel dos Santos Nogueira1
Magna Maria Pereira da Silva2
Ádala Nayana de Sousa Mata3
1Aluna especial do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista em Enfermagem em Dermatologia pela Faculdade Integrada de Patos. Enfermeira do Programa Saúde da Família do Município de Santana do Matos/ Rio Grande do Norte. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Email: izabelsnogueira@hotmail.com
2Mestre do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.
3Mestre do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.
RESUMO
Trata-se de um estudo de intenção epistemológica acerca da teoria do autocuidado de Dorothéa Orem e suas contribuições para o conhecimento e prática de enfermeiros que atuam no “Programa Saúde da Família” (PSF) no Brasil. Aplicaram-se leituras e reflexões quanto às diretrizes e propostas do PSF para perceber a interface entre os dois paradigmas em estudo. Identificou-se haver coerência entre as duas propostas de abordagem, possibilitando a adoção dos ensinamentos de Orem na prática do PSF, no sentido da enfermagem obter maiores e melhores resultados de suas ações, principalmente na qualidade de sua assistência junto aos pacientes.
PALAVRAS CHAVES: Enfermagem; Autocuidado; Saúde da família.
ABSTRACT
This is a study of epistemological intention about the theory of Dorothea Orem's self-care and their contributions to the understanding and practice of nurses working in the "Family Health Strategy" (FHS) in Brazil. Applied to reading and reflection on guidelines and proposals of the FHS to understand the interface between the two paradigms