Saude familiar
DEFINIÇÃO
Queimaduras são lesões dos tecidos orgânicos em decorrência de trauma de origem térmica resultante da exposição ou contato com chamas, líquidos quentes, superfícies quentes, eletricidade, frio, substâncias químicas, radiação, atrito ou fricção.
EPIDEMIOLOGIA
Ninguém está imune às queimaduras. Estudos mostram quatro grupos de risco predominantes: os muito jovens, os velhos, os sem sorte e os sem cuidados. Muitas queimaduras são causadas por líquidos quentes e 50% destas ocorrem em crianças: o local mais comum é na cozinha e em segundo lugar o banheiro (hidromassagem). Nos EUA, aproximadamente 1,5 milhões de vítimas de queimaduras são identificadas a cada ano, com media de 5.000 mortes.
AVALIAÇÃO DO GRAU DA LESÃO
Lesão de 1º Grau
As queimaduras de primeiro grau ou superficiais são limitadas à epiderme e manifestam-se clinicamente através de eritema, secundário à vasodilatação, e dor moderada, não ocorrendo bolhas nem comprometimento dos anexos cutâneos (folículos pilosos, glândulas sudoríparas e sebáceas). Não há fibrose na sua resolução, sendo estas lesões tratadas através de analgesia com anti-inflamatórios orais e soluções tópicas hidratantes. Exemplo clássico é a queimadura por exposição ao sol. As queimaduras de primeiro grau não possuem significado fisiológico de impacto (exceto nos extremos da idade), nãos endo considerada em cálculos de superfície corporal queimada.
Figura 1 - Queimadura solar
Lesão de 2º Grau
Atinge tanto a epiderme quanto a epiderme, poupando uma parte desta, chamadas também de queimaduras de espessura parcial. As queimaduras de segundo grau superficiais caracterizam-se por comprometer toda a epiderme até porções superficiais da derme (camada papilar), apresentando-se muito dolorosas, com superfície rosada, úmida e com presença de bolhas. Estas surgem 12 a 24h, o que pode nos levar à classificação errônea de queimadura de primeiro grau no atendimento inicial. Não ocorrendo infecção, essas