Analise
Mesmo que esses tipos de classificações pareçam desnecessários, e no meu ponto de vista não muito claros, os vários exemplos ilustram formas de registros.
2) Você vê alguma vantagem em usar termos diferentes para classificar os registros na linguagem oral e na linguagem escrita? Os termos são capazes de distinguir claramente um registro do outro? Justifique.
Não vejo nenhuma vantagem nesse tipo de classificação, elas não parecem nem claras e nem suficientes, principalmente porque os termos usados (informal e semiformal, por exemplo) já aparecem nos estudos sobre registros.
3) Como o texto literário (oral e escrito) só é referido no registro mais formal, você poderia concluir que a literatura se realiza somente nesse registro. Esta seria uma conclusão correta?Justifique. No meu ponto de vista não me parecem muito corretas. O texto literário pode utilizar-se dos mais diferentes tipos de registros.
4) Releia o que o autor escreve sobre os níveis formal e semiformal. Você vê clara diferença entre eles? Justifique.
Os dois registros não apresentam diferenças significativas: relatórios, projetos, reportagens... No final acabam sendo a mesma situação.
5) Agora, observe a descrição do nível coloquial. Há relação clara com o semiformal?
Acredito que os dois registros apresentam posições muito diferentes entre os interlocutores apresentados: o coloquial é descrito como um registro que vê o conhecimento do outro como importante e isso não ocorre com cartas comerciais, cartas de apresentação. 6) Há claras diferenças entre o informal e o pessoal?
Praticamente não existe diferença entre os dois registros – ambos são comunicação entre íntimos.
7) O íntimo é representado como o