Analise
O presente trabalho tem como tema, a construção e o teste de carga de uma ponte utilizando espaguete e colas epóxi em massa e em resina, conforme especificado no regulamento da competição.
Definiram-se as limitações e as regras em que todas as equipes participantes do evento deveriam seguir.
O trabalho proposto pelo professor de Análise Estrutural III foi divido em quatro etapas: 1ª- Projeto - a presente equipe sugeriu a confecção de uma treliça plana que deveria suportar a carga de 140 Kgf., 2ª- construção da ponte, 3ª- ensaio destrutivo e 4ª- análise computacional e análise comparativa de resultados, as quais serão apresentadas nesse trabalho.
2. 1ª ETAPA: PROJETO
A presente equipe sugeriu a confecção de uma treliça plana que deveria suportar a carga de 140 Kgf, composta pela associação de duas treliças planas idênticas, compondo uma estrutura espacial. De forma simplificada, foi suposto que cada uma destas treliças planas seria responsável por suportar metade do carregamento atuante. Croquis da estrutura, contendo: dimensões da estrutura, cargas atuantes, numeração dos nós e elementos (Anexo 1 ).
2.1 DIMENSIONAMENTO
O dimensionamento foi feito com base nas informações retiradas do site da competição, conforme especificado no enunciado do trabalho. Dados para dimensionamento de barras de Tração:
Dados pra dimensionamento de barras de Compressão:
Cálculo da Área:
Dados da seção transversal de um fio:
Área da Seção: 0,02545 cm²;Raio Médio: 0,09 cm.
Área = 0,02545 x (números de fios)
Cálculo do Peso da Estrutura:
Dados do Espaguete:
Peso linear: 0,03937 g/cm
Peso da Barra = 0,03937 x L x (numero de fios)
L= comprimento da barra.
2.2 DETERMINAÇÃO DOS ESFORÇOS PELO MÉTODO DOS NÓS
Foram calculados manualmente os esforços e deslocamentos que a estrutura iria sofrer após o carregamento, para se analisar o quanto ela resistiria. Considerando apenas uma das treliças planas, foram calculados pelo Método dos Nós os