Conjuntura economica
Análise da Demanda e Oferta de Mercado
Autor: Gustavo Casseb Pessoti, adaptada por Carlos Mauricio Castro.
O
lá!
Dando continuidade à nossa disciplina, vamos estudar, nesta aula, a análise da demanda e da oferta de mercado, com o objetivo de demonstrar como se dá o equilíbrio econômico no mercado.
Esta aula será um primeiro passo para que você possa conhecer a dinâmica dos mercados e suas estruturas. Para isso, precisamos entender bem os conceitos dessas variáveis e seu comportamento no mercado.
INTRODUÇÃO
Antes de iniciarmos o estudo da demanda e da oferta, será interessante entendermos o Fluxo Circular da Renda de uma economia, que é uma espécie de grande mercado em que interagem dois dos principais agentes do sistema econômico, que apresentamos em nossa Aula 01. A lógica de funcionamento desse fluxo é bastante simplória e vai nos ajudar a estabelecer as relações entre a oferta e a demanda de uma sociedade.
De um lado, estão as empresas que são as responsáveis pela produção de todos os bens e serviços que são colocados à disposição da economia. Nessa produção, estão incluídos bens de consumo, como alimentos e
FUNDAMENTOS DA ECONOMIA E CIÊNCIA POLÍTICA
artigos de vestuário; os bens de capital, como carros, eletrodomésticos e casas; e os serviços que são prestados na sociedade, como aulas de economia, serviços de manutenção, música etc. Enfim, as empresas ofertam para a sociedade todo o conjunto de bens e serviços que processam no interior de seus processos produtivos.
De outro lado, estão as famílias (consumidores) que participam ativamente do fluxo econômico. Como as famílias são formadas por seres humanos, o primeiro pré-requisito desse agente é que ele tenha uma série de necessidades básicas, que devem ser atendidas para que a vida aconteça. Por exemplo, as famílias precisam comer, vestir-se, transportar-se etc. Assim sendo, vão demandar os bens e serviços que serão colocados no mercado econômico pelas empresas. Vejamos, no esquema a seguir,
como