Conjuntura econômica
DEPARTAMENTO – ENGENHARIA E ARQUITETURA
DISCIPLINA – CONJUNTURA ECONÔMICA
CURSO – ENGENHARIA MECÂNICA
ATIVIDADE VIRTUAL – 02
Nome do aluno:
- Henrique Paulo
Henrique Fernandes
Atividade virtual 02 apresentada ao Departamento Engenharia e Arquitetura – DEAR da Universidade Salvador – UNIFACS, como segunda avaliação referente à Conjuntura Econômica.
RESPOSTAS:
Questão 1:
Para promover um crescimento econômico com equidade o governo necessita manipular as políticas fiscais, monetárias e cambiais. Na política fiscal, o governo intervém em programas sociais e econômicos de modo que as receitas do governo não atinjam um déficit orçamentário, ou seja, não gastar mais do que ele arrecada. Na política monetária a intervenção se da através dos juros e da taxa de juros, que são elevados ou rebaixados a fim de obter um controle sobre a inflação. E na política cambial a manipulação vem através do aumento ou diminuição do cambio, havendo uma valorização ou desvalorização da moeda, a fim de incentivar ou controlar a importação de produtos de fora do país, e manter um preço adequado do produto nacional.
Questão 2:
O crescimento é o mecanismo alimentador para o desenvolvimento. No crescimento econômico há elevação na quantidade de produtos, uma elevação na eficiência do processo produtivo. Mas se não houver uma distribuição e aplicação adequada desse montante crescente não se chega ao desenvolvimento econômico. O desenvolvimento se dá não só do crescimento econômico, mas também da utilização desses recursos em outras áreas da sociedade, com uma melhor distribuição de renda, de conhecimento, melhoria na qualidade de vida entre outros. O desenvolvimento vem quando a sociedade passa a um nível bom de auto-suficiência, sabemos que é impossível ser 100% auto-suficiente, mas quando a economia caminha junto com o crescimento social podemos dizer que temos o desenvolvimento.
Questão 3:
O estado brasileiro passa