Conjuntura Econômica
UNIVERSIDADE SALVADOR
CONJUNTURA ECONÔMICA - PSICOLOGIA
Salvador
2014.2
2223770-227965
UNIVERSIDADE SALVADOR
NATHÁLIA BATISTA DE MESQUITA
CONJUNTURA ECONÔMICA – ATIVIDADE VIRTUAL
295846566040Trabalho apresentado na disciplina Conjuntura Econômica do curso de Psicologia, da Universidade Salvador, como requisito parcial de avaliação da disciplina.
Professor: Fábio da Silva Machado.
00Trabalho apresentado na disciplina Conjuntura Econômica do curso de Psicologia, da Universidade Salvador, como requisito parcial de avaliação da disciplina.
Professor: Fábio da Silva Machado.
Salvador
2014.2
Questão 1. Emprego e crescimento econômico são variáreis macroeconômicas bastante independentes e, sem dúvida, interferem decisivamente nas decisões eleitorais. O texto revela um cenário de reduzida taxa de desemprego aliada a baixos níveis de crescimento econômico. Como esta combinação pode provocar pressão inflacionária caso o governo deseje estimular um maior crescimento do PIB? A combinação de baixo nível de crescimento econômico e a reduzida taxa de desemprego, pode então provocar uma pressão inflacionaria, pois o baixo índice de desemprego causa aumento no salario do funcionário, fazendo com que a produção econômica seja menor, reduzindo o produto no mercado e inflacionando seu preço. É relevante lembrar que para causar um aumento no PIB, é preciso reduzir as taxas de juros para que assim, a sociedade possa consumir. No entanto, a pressão inflacionaria existe pois existe um baixo nível de emprego e aumento no preço da mercadoria.
Questão 2. O texto sugere que os preços de energia e combustíveis estariam “segurados artificialmente”. Explique o princípio de formação do preço de equilíbrio em um mercado de concorrência perfeita e conclua se o processo mencionado no texto condiz com esta teoria. Nas aulas e nos slides, entendemos que o valor do produto normalmente cai, quando a oferta deste é grande, e a sua oferta só é grande quando há um