analise
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Análise das Demostrações Financeiras
RENAN TROMBIM
CRICIÚMA, NOVEMBRO DE 2014
INTRODUÇÃO
Neste trabalho serão apresentados os índices de liquidez da empresa Coopera, fundada em 27 de janeiro de 1959, na cidade de Forquilhinha, na época distrito de Criciúma, com 60 associados, tendo como 1º Presidente o Sr. Alfredo Michels, a Cooperativa de Eletrificação Rural de Forquilhinha (CERFOL), tinha como objetivo, na época de sua fundação atender, as comunidades agrícolas, comércio e pequenas indústrias rurais na região com o fornecimento de energia elétrica de boa qualidade, com baixo custo para os associados. Iniciou seu desenvolvimento com extensão de rede elétrica de apenas 15 km, atendendo inicialmente os municípios de Forquilhinha e Nova Veneza e, posteriormente, parte do município de Criciúma.
ÍNDICES DE LIQUIDEZ
As informações para o cálculo destes índices são retiradas unicamente do Balanço patrimonial, demonstração contábil que evidência a posição patrimonial da entidade, devendo ser atualizadas constantemente para uma correta análise. Atualmente estuda-se 4 índices de liquidez:
Liquidez corrente
Calculada a partir da Razão entre os direitos a curto prazo da empresa (Caixas, bancos, estoques, clientes) e a as dívidas a curto prazo (Empréstimos, financiamentos, impostos, fornecedores). No Balanço estas informações são evidenciadas respectivamente como Ativo Circulante e Passivo Circulante.
Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante
36.091,86/15.633,32 = 2,3086
Liquidez Seca
Similar a liquidez corrente a liquidez Seca exclui do cálculo acima os estoques, por não apresentarem liquidez compatível com o grupo patrimonial onde estão inseridos. O resultado deste índice será invariavelmente menor ao de liquidez corrente, sendo cauteloso com relação ao estoque para a liquidação de obrigações.
Liquidez Seca = (Ativo Circulante - Estoques) / Passivo