analise e reflexão
ÁREA DE: CIÊNCIAS HUMANAS E JURÍDICAS
CURSO DE: DIREITO
COMPONENTE CURRICULAR: SOCIOLOGIA DO DIREITO
PROFESSOR/A: ROBERTO DEITOS
ACADÊMICO/A: HIGHOR R. RODRIGUES TODERO
DURKHEIM, WEBER E MARXISMO
Analise e reflexão
Solidariedade Direito e justiça em Durkheim: Solidariedade social e moral, ou seja, a maneira como os membros de um grupo permanecem unidos, compartilhando um conjunto de valores e costumes. A solidariedade mecânica é aquela das sociedades onde os indivíduos não se diferenciam.
Quando uma sociedade se forma, existe pouca diferença entre seus membros. Os componentes do grupo social se assemelham em diversos aspectos; têm os mesmos sentimentos, os mesmos valores, iguais objetivos. Este fato é observado em sociedades primitivas do passado e nas sociedades não-letradas ainda espalhadas pelo mundo. Existe uma coesão entre os vários integrantes da aldeia neolítica ou da tribo indígena, porque seus membros pouco se diferenciam, sendo em sua maioria intercambiáveis.
A solidariedade orgânica representa uma nova fase nas sociedades. A industrialização e a urbanização, que tiveram um forte impacto sobre as sociedades europeias do século XIX (e sobre as sociedades dos países pobres e em desenvolvimento na segunda metade do século XX), propiciaram o surgimento de uma maior divisão do trabalho. O aumento da atividade econômica, o desenvolvimento tecnológico, cria uma especialização cada vez maior, ao mesmo tempo em que cada atividade ou tarefa depende cada vez mais das outras. Cada indivíduo tem uma função diferente na sociedade.
No entanto, sua atividade contribui para a harmonia social. Cada membro atua como se fosse um órgão, essencial para o funcionamento de um grande organismo. Em sua análise da sociedade industrial, é que apesar da diferença entre seus membros, a dessemelhança contribuía para uma harmonia maior, mantendo a sociedade coesa.
Direito Repressivo: A preocupação principal desse tipo