REFLEXÃO INDIVIDUAL MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS DE ANÁLISE
Os métodos quantitativos e os qualitativos diferenciam-se pela sistemática relacionada a cada um deles, mas principalmente pela forma de abordagem do problema de pesquisa. Dessa maneira, a escolha do método de pesquisa dependerá da natureza do problema, ou seja, do enfoque adotado diante do fenômeno que se procura explicar.
Depois de examinado o problema passamos para a elaboração da pergunta de partida, que vai ditar todos os processos a seguir, a pergunta de partida consiste em enunciar o projeto de investigação, é através da pergunta de partida que o investigador tenta exprimir o mais exatamente possível o que procura saber, elucidar, compreender melhor (Campenhoudt & Quivy, 1995, pág. 32), é a primeira das sete etapas a seguir no procedimento a ter na realização de um processo de investigação, é através dela que o investigador tenta exprimir pormenorizadamente o que procura saber. Campenhoudt & Quivy referem ainda que a pergunta de partida deve ser clara, precisa e concisa.
Para que o investigador possa refletir sobre a problemática tem de despender de algum tempo com leituras existentes sobre a problemática em questão, segundo (Campenhoudt & Quivy, 1995) o investigador deve seguir determinados princípios e critérios, o primeiro princípio é efetuar leituras de forma a melhor responder à pergunta de partida, o segundo princípio é o de não subcarregar o programa, selecionar devidamente as leituras, o terceiro principio refere-se à procura de documentos cujo os autores não se limitem a apresentar os dados mas que incluam também elementos de análise e de interpretação, o quarto princípio tem a ver com o cuidado a ter na recolha de textos que apresentam abordagens diversificadas do fenómeno estudado, o quinto