proposta de avaliação
A avaliação é um processo que tem o compromisso de gerar informações que ajudem na tomada de decisões para melhorar e orientar o desenvolvimento de programas ou projetos existentes. Silva e Brandão (2003) entendem avaliação como:
“A elaboração, negociação e ampliação de critérios explícitos de análise, em um exercício metodológico cuidadoso e preciso, com vistas a conhecer, medir, determinar ou julgar o contexto mérito, valor ou estado de um determinado objeto, a fim de estimular e facilitar processos de aprendizagem e de desenvolvimento de pessoas e organizações”
Compreendemos que avaliação é um processo de aprendizagem que pode apoiar pessoas, organizações e grupos sociais a fazer escolhas mais consistentes em relação aos rumos de suas iniciativas. A avaliação pode ser informal, realizada sempre que uma pessoa opta e faz escolhas baseadas em percepções extremamente subjetivas, entre as varias alternativas existentes sem antes, ter coletado evidências formal do mérito relativo dessas alternativas. Utiliza a experiência, o instinto, a generalização e o raciocínio como base para julgamento e decisões, influenciando os resultados. E a formal é completa, estruturada e pública, as opções se baseiam em esforços sistemáticos para definir critérios explícitos e obter informações acuradas sobre alternativas. Comporta uma gama de definições, possibilidades de significados e interpretações, constituindo um grande desafio para teóricos e profissionais. Diante do exposto podemos considerar nosso projeto baseado na avaliação formal, pois o nosso processo de avaliação não surgiu a partir de percepções pessoais, e sim baseadas em fatos e informações concretas. O processo de avaliação deve ultrapassar a ideia de fiscalização, de controle, tendo por base uma intensa reflexão do que deve ser feito com todos os envolvidos no projeto, processo de reflexão que por sua vez tem o papel de promover mudanças nas ações dos