Análise/Reflexão sobre o filme "Diamante de Sangue" (2006)
Carlos F.
Reflexão sobre o filme “Diamante de Sangue”
(Disciplina de Geografia)
2014
Funchal
Índice
1. Introdução
2. Reflexão
3. Conclusão
1. Introdução O tema principal abordado no filme é a guerra civil que dominou, na década de 90, a Serra Leoa, em África, a par do tráfico milionário de diamantes, que “financiavam” os conflitos armados. É retratado, mais concretamente, o regime de escravidão vivido nas pobres aldeias aquando da sua ocupação por rebeldes da RUF que, com o objetivo de derrubar o governo central do país, cometeram diversas atrocidades, utilizando os reféns das aldeias como escravos, para a extração de diamantes nas minas ilegais, filtrando os lucros para a compra de armamento. É traçada paralelamente a história de Danny Archer, contrabandista de diamantes; que se reúne aleatoriamente com a vida de Solomon Vandy, um pes-cador africano, na sua tentativa conjunta de encontrar um diamante e reaver a sua família, respetivamente.
2. Reflexão
Este filme, “Diamante de Sangue”, foca a guerra civil da década de 90, em Serra Leoa, África. Tem como personagem principal Leonardo DiCaprio, interpretando o papel de um ex-soldado branco, Danny Archer, que se tornou num ganancioso contrabandista de diamantes, cujo destino é serem trocados ilicitamente por armas.
Archer toma conhecimento, na prisão, do diamante que Solomon Vandy encontrou. Este personagem, um humilde pescador negro, foi separado da família num dos ataques por parte dos rebeldes da RUF (Força Unida Revolucionária) e forçado a trabalhar numa mina de diamantes, onde encontrou e escondeu um grande diamante rosado, bastante valioso. Sabe que, com a rara pedra, pode não só salvar a esposa e as filhas de uma vida de refugiados, como também resgatar o seu filho mais velho, Dia, recrutado como criança-soldado pela RUF; realizando os seus maiores desejos. Solomon e a família viviam numa humilde cabana da aldeia massacrada, conseguindo proporcionar educação