analise e produção de texto
Ensinar os estudantes a dominar as três práticas de linguagem - leitura, produção textual e análise linguística - é uma das missões mais importantes do professor de ensino fundamental. Este livro surge como um precioso aliado nessa tarefa.
Assim, alguns gêneros próximos aos alunos foram escolhidos para que sejam explorados objetivos, características linguísticas e formais, intencionalidades e funções sociais. Os capítulos trazem atividades que partem do conhecimento de mundo dos alunos, passam pela análise detalhada dos diferentes aspectos dos textos até chegar à escrita. Dessa forma, os estudantes colocam em prática os conhecimentos adquiridos.
TEXTOS CIENTIFICOS
Quando se fala em elementos constitutivos do texto científico, todos nós, enquanto pesquisadores, temos de ter em mente que além daqueles aspectos relacionados ao conteúdo, ou seja, à ideia propriamente dita e aos argumentos firmados por meio de todo um trabalho desenvolvido, há também aqueles de natureza estrutural. Esses, por sua vez, além de estarem submetidos a fatores de ordem estética, obedecem, sobretudo, a normas legais, regidas pura e simplesmente pela ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas).
Dada essa ocorrência, sabe-se que esses elementos existem e são necessários. Todavia, pode ser que você os desconheça, levando em conta as reais funções que eles desempenham. Nesse sentido, observe tais características a seguir:
* Agradecimentos – Sem sombra de dúvida há pessoas que, direta ou indiretamente, favoreceram a realização do trabalho, tais como professores, familiares, colegas, digitadores, entre outras, as quais merecem toda gratidão por parte do autor. Portanto, tais intenções devem ser expressas em uma folha especial, destinada somente aos agradecimentos;
* Anexos – Atuam como elementos que reforçam a argumentação apresentada pelo autor, apesar de esses, muitas vezes, não serem elaborados por ele (o