Análise e produção de texto - calvário na escola, a maldita sacola plástica.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
DIEGO RAFAEL BRITO
MURYLLO MOURA CABRAL
RENATO SOARES
ANÁLISE E PRODUÇÃO DE TEXTO
Eunápolis – BA
2012
DIEGO RAFAEL BRITO
MURYLLO MOURA CABRAL
RENATO SOARES
ANÁLISE E PRODUÇÃO DE TEXTO
Trabalho apresentado às faculdades integradas do extremo sul da Bahia como requisito parcial para avaliação da disciplina de língua portuguesa do curso de sistemas de informação. Professora: Eliane.
Eunápolis – BA
2012
1. INTRODUÇÃO
Através do estudo dos livros Para entender o texto: leitura e redação de Fiorin e Platão, e Português instrumental de Joao Bosco Medeiros, este trabalho vem como objetivo avaliar a competência dos alunos em redigir e analisar um texto.
Com duas propostas de trabalho, em primeira instância os alunos escolheram um texto dissertativo e em prosa, e o analisaram mediante o estudo dos livros citados acima justificando-o porquê de ser um texto. O segundo trabalho, os alunos produziram um texto dissertativo em prosa, e a partir do mesmo o analisaram e concluíram o porquê de ser um texto.
Sumário
1. Introdução.................................................................................................3
2. Calvário na escola......................................................................................4 2.1 Análise do texto Calvário na escola ..........................................................6 3. A maldita sacola plástica............................................................................8 3.1 Análise do texto A maldita sacola plástica................................................10 4. Referências...............................................................................................12
2.CALVÁRIO NA ESCOLA
Joelmir Beting
O sistema educacional brasileiro está pregado na cruz. Sobrevive nos estertores de um calvário rosca-sem-fim. O processo de degradação foi detonado na década passada.