Filtros de água
Filtração
Filtração da água é a passagem de água através de um meio poroso para remover matéria suspensa. O tipo de matéria suspensa a ser removida depende da água, que pode ser bruta ou tratada. A fonte original de água pode ser um rio, riacho, lago ou poço.
Existem muitos tipos de filtros para remover matéria suspensa da água. Estes incluem os filtros de cartucho, de gravidade, de pressão e os auto-laváveis.
Os mais comumente encontrados em tratamento de água industrial são os filtros de gravidade, de pressão e auto-laváveis.
Filtros eficientes devem produzir água com turbidez inferior a 2 mg/l.
Filtros a gravidade
Como o próprio nome já diz, a água é distribuída e passada verticalmente, de cima para baixo, pelo filtro, por gravidade.
Comumente o meio filtrante é areia suportada por pedra.
Um sistema de drenagem compõe-se de um tubo principal com ramificações perfuradas ou fundo falso com distribuidores especiais. A camada de pedra tem em geral espessura determinada, sendo classificada.
Disposta em camadas, com pedras de maior granulometria no fundo e as de menor granulometria no topo. A camada de areia, normalmente definidas em areia grossa e fina, estão sobre a camada de pedras.
O sistema de drenagem é também usado para a contra lavagem que é feita verticalmente de baixo para cima, através do filtro, para remover matéria acumulada.Lavam-se os filtros em contra corrente (de baixo para cima) em geral, quando a perda de pressão atinge 8 psi.
Isto ocorre quando a matéria filtrada é acumulada retardando a passagem da água.
Na ETA-Bertioga os filtros (6 unidades) possuem, abaixo da camada suporte, o Bloco Leopold.
Bloco Leopold
O bloco, criado com base no princípio do matemático suíço Johann Bernoulli (1667 - 1748), é utilizado em filtros de ETAs em todo o mundo. Foi idealizado há aproximadamente cem anos, pelo especialista em filtros de estações de tratamento de água, o americano Mr. Fred B. Leopold. Daí surge sua