Analise volumétrica
Procedimento:
Preparou-se a Solução Padrão de NaOH com concentração de 0,02 mol/L e volume até a viragem da solução problema, e uma solução problema de H2SO4 com volume de 50 mL, e concentração a ser determinada.
Colocou-se a solução problema em um erlenmeyer e então pingou-se três gotas de fenolftaleína, colocou-se a solução padrão em uma bureta e fixou-se em um suporte universal. Em baixo da bureta colocou-se o erlenmeyer com a solução problema, abriu-se a torneira da bureta com uma das mãos a fim de gotejar no erlenmeyer, enquanto com a outra se agitou o erlenmeyer. Depois de se determinar a reação entre as soluções, fechou-se a torneira e anotou-se os resultados.
Resultados:
Quando gotejado a solução de hidróxido de sódio na solução de ácido sulfurico, a cor vai aos poucos mudando, o experimento será bem sucedido assim que mudar de cor, isto ocorre graças ao indicador(fenolftaleína), que possui a função de indicar o termino de uma reação. P pH é que determina a reação, pois fenolftaleína, em meio acido é incolor, já em meio básico adquire coloração rosa. No experimento quando atingimos um tom de rosa claro, significou que neutralizamos a solução, para isso foi necessário 50 mL da solução de Hidróxido de sódio, para 50 mL da solução de acido sulfúrico. Com esses valores já é possível determinar a concentração da solução problema (solução de acido sulfúrico).
1) Descreva microscopicamente e macroscopicamente o que ocorre no ponto de viragem.
R: Macroscopicamente: a solução que antes era incolor, se torna rosa. Microscopicamente: o pH muda de ácido para básico, ou o inverso. Pegando uma amostra ácida e adicionando titulante, opH irá aumentar até o ponto em que esteja neutro, como a fenolftaleína possui ponto de viragem em pH = 8,2, portanto quando a solução mudar sua tonalidade, já estará em ph básico.
2) Qual o volume de hidróxido de sódio 0,02M é necessário para neutralizar 20,00 mL de uma solução de ácido sulfúrico HCl 0,1M?