Analise vertical e horizontal
ANÁLISE VERTICAL
Tem como objetivo mostrar a importância de cada conta em relação à demonstração contábil a que pertence e, através da comparação com padrões do ramo ou com percentuais da própria empresa em anos anteriores, permitir inferir se há itens fora das proporções normais.
“O percentual de cada conta mostra sua real importância no conjunto”.
Baseia-se em valores percentuais das demonstrações contábeis;
Toma como base para o cálculo do percentual de representatividade de cada conta, o valor total do ativo ou das receitas da empresa;
Sua finalidade principal é apontar o crescimento da representatividade dos elementos patrimoniais do balanço patrimonial e da demonstração de resultado do exercício da empresa, tendo como base de comparação o ativo total ou a receita bruta da empresa, a fim de caracterizar tendências.
A análise vertical apresenta a participação de cada componente no todo, ou seja, a participação de cada conta, sub-conta ou grupo de contas no total do ativo (igual à soma total de passivos mais patrimônios líquido), ou no total de seu respectivo agrupamento.
De modo geral, cada tipo de negócio apresenta uma "assinatura" característica dessa composição vertical. Os percentuais dificilmente serão iguais entre diferentes empresas, mas possivelmente, atuando elas no mesmo negócio, com tecnologias e portes similares, esses valores serão próximos. A comparação desses percentuais de participação vertical entre empresas similares pode produzir importantes inferências a respeito das estratégias de negócio delas, daí a importância das análises de desempenho setoriais.
O objetivo da análise vertical é poder observar, ao longo do tempo, o comportamento das demonstrações financeiras mostrando a participação percentual em cada exercício social de sub-contas em relação a uma conta base que equivale 100%.
Esta análise, ao contrário da análise horizontal, não é afetada pela inflação, uma vez que trata de contas de