Análise Vertical e Horizontal
A Análise Vertical determina a participação relativa de cada conta no grupo, demonstra a estrutura econômico – financeira da empresa.
Refere-se ao estudo das alterações que ocorrem nos elementos patrimoniais e visa demonstrar a proporção que cada conta representa em relação ao grupo em que se encontra.
A Análise Vertical tem base nos valores relativos das contas de demonstrações financeiras e mostra a importância relativa de cada conta dentro da demonstração e permite inferir se existem fatos fora das proporções usuais.
Determina os percentuais de cada conta ou de cada grupo das contas do balanço patrimonial, em relação ao valor total do ativo ou passivo e a proporcionalidade das contas de resultado em relação á receita líquida de vendas, procurando mostrar a proporção de cada uma das fontes de recursos e o percentual de cada aplicação de recurso efetuado pela empresa.
Informa o aumento ou a diminuição da proporção de uma determinada despesa em relação a um determinado total.
O cálculo da análise vertical é realizado da seguinte forma: A Análise Horizontal demonstra a evolução das contas do balanço patrimonial e do resultado dentro de uma série de exercícios e objetiva conhecer a evolução das contas patrimoniais em comparação a um determinado período.
A Análise Horizontal é influenciada pela inflação, é preciso transformar todos os valores em valores atuais, através de um índice de atualização do poder aquisitivo da moeda, permitindo determinar a evolução real das contas. Compara o valor de cada item do demonstrativo com o valor correspondente em um determinado período anterior, objetiva mostrar a evolução de cada conta e complementa a análise vertical.
O cálculo da análise horizontal é realizado da seguinte forma:
Ambas as análises devem ser usadas em conjunto e devem ser entendidas como uma única técnica de análise.
Bibliografia
http://www.cavalcanteassociados.com.br/utd/UpToDate294.pdf