Análises verticais e horizontais das
A análise horizontal, também é chamada de Análise evolutiva, devido a sua capacidade de identificar a evolução dos diversos elementos patrimoniais e de resultados ao longo de determinado período de tempo, comparando as contas com outros períodos. Sendo assim essa análise investiga com profundidade as contas que mais se alteram.
Já a análise vertical, que também pode ser chamada de Análise de estrutura, demonstra o percentual de cada um dos itens das demonstrações financeiras em relação a um todo. Assim ela encontra quanto de participação cada elemento do patrimônio ou da demonstração do resultado representa dentro do total, identificando quais são as contas mais importantes no demonstrativo da empresa.
Com os dados brutos e as informações gerenciais detalhadas encontrados através dessas análises é possível fazer relatórios para uso interno, a fim de permitir aos administradores avaliar a situação econômico-financeira da empresa, a formação do resultado, os efeitos de decisões tomadas anteriormente, e assim tomar novas decisões mais corretas, e desenvolver planos operacionais e de investimento. E assim, aperfeiçoar o gerenciamento e fazer com que a empresa apresente um bom índice de satisfação em todos os requisitos.
ANÁLISES
São a comparação dos valores de uma empresa em determinado período com aqueles levantados em períodos anteriores, o relacionamento desses valores com outros afins e o quanto