Analise vertical de horizontal
A análise de balanços deve partir do geral para o particular. Assim inicia análise propriamente dita (após o trabalho de preparação – padronização)com o cálculo de índices. Em seguia aplica-se a análise vertical/horizontal.
A análise vertical/horizontal aponta qual o principal credor e como se alterou a participação de cada credor nos últimos dois exercícios. 1. Análise Vertical
O percentual de cada conta mostra sua real importância no conjunto.
A análise vertical baseia-se em valores das demosntrações financeiras. Para isso calcula o percentual de cada conta em relação a um valor base.
2. Análise Horizontal
A evolução de cada conta mostra os caminhos trilhados pela empresa e as possíveis tendências.
Baseia-se na evolução de cada contra de uma série de demonstrações financeiras em relação à demonstração anterior ou em relação a uma demonstração financeira básica, geralmente a mais antiga da serie.
Na construção dos percentuais para elaboração da análise horizontal se usa a técnica dos números-indices em que no primeiro ano todos os valores são considerados iguais a 100.
2.1. Análise Horizontal encadeada x anual
A análise horizontal pode ser efetuada através do cálculo das variações em relação a um ano-base – quando será denominada analise horizontal encadeada.
Está ultima. Embora possa trazer algumas informações úteis, deve ser feita com certo cuidado e nunca em substituição ao processo encadeado, mas em complemento ao mesmo, a fim de evitar possíveis confusões.
3. Relação entre análise vertical e análise Horizontal
É recomendado que estes dois tipos de análise sejam usados conjuntamente.
É desejável que as conclusões baseadas na análise vertical sejam complementadas pelas análise Horizontal. Na demonstração dos resultados pequenos percentual podem ser significativos, visto que o lucro liquido costuma representar também percentual muito pequeno em relação as vendas.
3.1. Relação entre análise