Estudo dirigido Embriologia
1. Como são classificadas as proteínas de membrana plasmática (MP) quanto a sua “posição” e facilidade de extração?
Podem ser classificadas em:
- Proteínas integrais: estão diretamente incorporadas na estrutura da membrana. Algumas dessas proteínas, denominadas proteínas transmembrana, atravessam inteiramente a membrana, formando saliência tanto na face intracelular (citoplasmática) como na superfície extracelular. Há também monocamadas, que são dividas entre interna e externa. Só podem ser extraídas após a destruição da estrutura da membrana, geralmente por detergentes.
- Proteínas periféricas: estão apenas fracamente associadas à membrana, ou seja, não estão “mergulhadas” na membrana. Podem ser facilmente extraídas por meio de soluções salinas.
2. Cite as funções das proteínas que compõe ou se associam à membrana plasmática.
Muitas proteínas da membrana estendem-se através da bicamada lipídica: em algumas dessas proteínas transmembrana, a cadeia polipeptídica cruza a bicamada como uma alfa-hélice única (proteína de passagem única); e em outras, inclusive naquelas responsáveis pelo transporte transmembrana de íons e pequenas moléculas hidrossolúveis, a camada polipeptídica cruza a bicamada múltiplas vezes, seja como uma série de alfa-hélices, seja como uma folha beta na forma de um barril fechado (proteína de passagem múltipla).
Outras proteínas associadas a membrana não cruzam a bicamada, mas ao contrário são presas a um ou ao outro lado da membrana. Muitas dessas são ligadas por interações não covalentes a proteína transmembrana, enquanto outras são ligadas através de grupos lipídicos covalentemente. Como as moléculas lipídicas na bicamada, muitas proteínas da membrana são capazes de difundir-se rapidamente no plano da membrana. Por outro lado, as células têm mecanismos para imobilizar proteínas específicas da membrana e para confinar moléculas lipídicas e protéicas a domínios específicos.
3.