ANÁLISE DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
CONFIGURAÇÃO DO ESPAÇO REGIONAL:
ESTUDO DE CASO DA RMS
SALVADOR
SETEMBRO DE 2013
UNIFACS – UNIVERSIDADE SALVADOR
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
CONFIGURAÇÃO DO ESPAÇO REGIONAL:
ESTUDO DE CASO DA RMS
SALVADOR
SETEMBRO DE 2013
5. CENÁRIO SOCIOECONÔMICO:
A Região Metropolitana de Salvador(RMS) conta com uma população de 3.573.973 habitantes, sendo a sétima maior região metropolitana de país, sendo que mais da metade dela, 74,9% mora na capital Salvador, a segunda cidade com maior população é Lauro de Freitas, com 4,6%, podemos analisar que Lauro de Freitas fica na segunda colocação, pois é a cidade com melhor facilidade de acesso à capital e a mais próxima, sendo que muitas pessoas que moram em Lauro de Freitas, trabalham ou estudam em Salvador. Camaçari, fica na terceira posição, com 6,8% da população da RMS, atraindo muitas pessoas com seu Pólo Industrial, com mais de 3 mil empregados.
No período compreendido entre 2000 e 2010 o crescimento da RMS persistiu significativo, com uma taxa de crescimento médio anual da população residente de 1,7%, o que confirma que Salvador mantém a característica de atrair migrantes, mais do que expulsar,principalmente do interior do próprio estado da Bahia e de outros estados do Nordeste.
5.1 – POPULAÇÃO REGIONAL:
Com uma média populacional de 274.921 habitantes, com uma área de 4.375 km², a RMS tem uma densidade de 816,9 hab/km², mais de trinta vezes a média estadual de 25 habitantes por quilômetro quadrado, sendo que Salvador tem a maior densidade demográfica da RMS, com 3.859,35 hab/km², Lauro de Freitas vem em seguida com uma densidade de 2.833,46 hab/km². Percebe-se claramente a grande diferença das densidades nas cidades da RMS, por