Analise swot
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é discutir o uso da matriz Swot pela empresa Natura Cosméticos S.A, avaliando o mercado brasileiro de vendas diretas de cosméticos e comparar com os principais concorrentes, assim relacionando os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de diagnóstico organizacional e complexidade e formulação de estratégias.
Neste contexto, o conceito de venda direta é: “um sistema de comercialização de bens de consumo e serviço diferenciado, baseado no contato pessoal entre vendedores e compradores, fora de um estabelecimento comercial fixo” (ABEVD, 2010).
A competitividade em vendas diretas no segmento de cosméticos é cada vez mais acentuada, devido à facilidade de novos entrantes internos ou externos. Devido à colocação do Brasil no mercado mundial de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, perdendo apenas para os Estados Unidos e Japão (ABIHPEC, 2010). Isto associado ao crescimento das vendas diretas nos últimos 15 anos em 319,6%, posiciona o país como um dos lideres do setor (ABIHPEC, 2010).
Desta forma, pelo uso da analise SWOT, é possível avaliar o posicionamento da empresa junto ao mercado, além de verificar as possíveis ameaças para perder posições atualmente conquistadas.
Assim, para a realização deste trabalho, a metodologia adotada foram pesquisas em sites dos principais concorrentes e da empresa analisada, bem como pesquisas de campo e informes em sites especializados sobre o mercado de cosméticos e venda direta. FUNDAMENTAÇAO TEÓRICA
Para que possa conquistar ou manter-se no mercado, a empresa deve demonstrar sua força competitiva através de planos e de uma postura bem definida entre todos os envolvidos, que deste modo seja revertido em resultados positivos.
Mesmo com a realização de planos estruturados e bem definidos, há a necessidade de realizar um diagnóstico organizacional, cujo objetivo é resolver as questões mais importantes, ou seja, avaliar a conduta da