Analise Sociologica Aconteceu em Woodstock
Filme: Aconteceu em Woodstock
Este relatório tem como objetivo analisar o filme dirigido por Ang Lee, Aconteceu em Woodstock (Taking Woodstock) e, principalmente, relacioná-lo com os conteúdos aprendidos em sala de aula e com as leituras feitas dos textos. A obra conta a história dos bastidores do Woodstock, um dos maiores festivais de rock da história e símbolo dos anos 60, tendo como personagem principal um jovem estudante, Elliot Teichberg. Ele, para ajudar os pais a pagar a hipoteca do motel muito simples que possuem, ao descobrir que o festival de Woodstock foi proibido em uma cidade vizinha, promove a organização do evento em sua cidade. Tudo isso com o intuito de fortalecer o turismo e gerar renda para os seus pais. Ao longo do filme, enquanto a preparação para o evento acontece, é possível notar diversos temas tratados em aula e que serão analisados e explorados nesse relatório.
Um dos aspectos principais que podem ser observados no filme são as características dos hippies. O movimento hippie foi um dos principais símbolos da contracultura que, segundo Daniel Andrade em seu texto, foi uma "rebelião cultural da juventude de classe média contra o modo de gestão tecnocrático da sociedade fordista e contra os valores do american way of life" (Andrade). Algumas das características marcantes dos hippies está na valorização do trabalho criativo como o artesanato, a arte e o teatro, se opondo ao trabalho mecanizado e repetitivo da sociedade fordista, na defesa da paz e do amor e sexo livre e na busca do êxtase por meio do uso de drogas. Além disso, o movimento hippie foi resultado da confluência de outros três movimentos: o movimento beatnik, o movimento político estudantil e o movimento psicodélico que serão explicados mais a frente no relatório.
Durante todo o filme, o uso se drogas aparece constantemente, principalmente a maconha, e esse consumo é feito abertamente sendó tratado com grande naturalidade. Para a