A historia do punk
Neste trabalho mostraremos a origem punk, onde e como tudo começou. A ideologia de um grupo que marcou época, através de atitudes, indumentários e estilo próprio que tem seguidores até os dias atuais.
2.A pré-história do punk
Desde seu começo, em meados dos anos 50, o rock vem nos legando impactos, choques, modas, comportamentos, estilos, políticas, revoluções, idéias, entretenimentos – além de música e dança – e mais ápices, declínios e guinadas. É geralmente nas guinadas que acontecem os divisores de águas e tudo recomeça com excitação semelhante àquela primeira, a mesma que tornou conhecidos Elvis e todo aquele pessoal. Para a sua guinada o rock conta sempre com a energia adolescente. Basta uma geração ter completado a sua missão ou ter dado o seu recado (John Lennon, aos 29 anos, em novembro de 1970, Nova Iorque, e o dito “O sonho acabou”) para que outra geração, em reação surja com outra proposta. Uma das grandes guinadas do rock (e não a sua última “gargalhada”) aconteceu por volta de 1976 e deixou sua marca registrada: PUNK. Depois do impacto inicial, passando a imagem mais “desagradável” de toda a história da música popular universal – e sob apavoradas pressões de todos os lados – o punk como que sucumbiu ao peso da própria audácia. Sucumbiu mas não morreu. Teve primeiro que deixar passar mais uma onda projetada pelo poder do sistema, Este, desde o começo seu arquiinimigo, usando de maquiavélico truque, soltou o som das discotecas para abafar protesto punk. Este se quisesse, que esperasse ou falecesse.
3.Mas, afinal, o que significa a palavra punk?
A palavra punk encontra significados diferentes; enquanto um substantivo pode ser traduzido como "madeira podre utilizada para acender o fogo", ou "vagabundo de pouca idade", rufião, capanga ou ainda, em inglês arcaico, prostituta. A palavra aparece também em situações muito distintas, como numa comédia shakespeareana em que o