Emprego/ Desemprego
UFCD: Atividade Económica
EXERCÍCIO DA ATIVIDADE 7
Depois de ler o texto com atenção comente o mesmo e redija um texto em que comente a afectação dos recursos económicos do nosso país assim como a situação de emprego/ desemprego.
Portugal enfrenta a situação económica e social mais crítica da sua história económica recente. Desde o início da crise global, em 2008, perdeu-se um em cada sete empregos – o mais significativo agravamento do mercado de trabalho entre os países europeus, depois da Grécia e de Espanha. A taxa de desemprego atingiu um máximo histórico de mais de 17 por cento. Os trabalhadores jovens e as famílias com crianças de tenra idade têm sido afetados desproporcionadamente pela contração económica.
O mercado de trabalho não registou qualquer melhoria. De facto, a tendência de desemprego crescente intensificou-se nos últimos dois anos – embora com alguns sinais de redução nos meses mais recentes.
A política orçamental aplicada pelo Estado tem sido orientada para a redução dos défices, os quais haviam atingido proporções alarmantes. As medidas adotadas de restruturação do setor público contribuíram ainda mais para o desemprego. Os cortes nos salários e nas prestações sociais, combinados com certos aumentos fiscais, desgastaram os rendimentos das famílias e a procura interna e externa.
Assim, a panóplia de políticas ativas do mercado de trabalho e os serviços públicos de emprego têm sido insuficientes para fazer face ao aumento significativo do desemprego registado nos últimos anos.
Em Portugal, a prática da conservação do emprego, tem sido travada por uma incidência relativamente elevada de trabalho temporário e pelo fenómeno do trabalho por conta própria “dependente”. Ambas as tendências são anteriores à crise e têm vindo a intensificar-se desde então.
A proporção de trabalhadores a auferir o salário mínimo e a “ recibos verdes” mais do que duplicou desde o início da crise.
No