estilo manuelino
História e Geografia de Portugal
Outubro 2011
2
Índice
1 – Introdução………………………………………….…….………………………………3
2 – Estilo Manuelino………………………………….…………….……………….………3
3 – Características e elementos decorativos ……….………………..………………......3
4 – Obras principais……………………………………………………….…………………6
4.1- Mosteiro dos Jerónimos……………………………………………………......8
4.2 – Torre de Belém……………………………………………………………….10
5 – Bibliografia………………………………………………………………………………13
3
1 – Introdução
Os Descobrimentos trouxeram grande riqueza e saber a Portugal. Civilizações longínquas deram-se a conhecer ao mundo e muitos artistas estrangeiros vieram trabalhar aqui. Desse encontro de culturas nasceu o Manuelino.
O estilo surgiu durante o reinado de D. Manuel I (1495-1521) mas o nome só foi adoptado no século XIX para designar o espírito criativo português.
2 – Estilo Manuelino
O Estilo Manuelino, por vezes também chamado de gótico português tardio ou flamejante, é um estilo decorativo, escultórico e de arte móvel que se desenvolveu no reinado de D. Manuel I e prosseguiu após a sua morte, ainda que já existisse desde o reinado de D. João II. É uma variação portuguesa do Gótico final, bem como da arte luso-mourisca ou arte mudéjar, marcada por uma sistematização de motivos iconográficos próprios, de grande porte, simbolizando o poder régio. Incorporou, mais tarde, ornamentações do Renascimento italiano. O termo "Manuelino" foi criado por Francisco Adolfo Varnhagen na sua Notícia Histórica e Descriptiva do Mosteiro de Belém, de 1842. O Estilo desenvolveu-se numa época propícia da economia portuguesa e deixou marcas em todo o território nacional.
3 – Características e Elementos Decorativos
A característica dominante do Manuelino é a exuberância de formas e uma forte interpretação naturalista-simbólica de temas originais, eruditos ou tradicionais. A janela, tanto em edifícios religiosos como seculares, é um dos elementos
4
arquitectónicos observar. onde
Estes