Pesquisa - estilo manuelino
Ao longo dos séculos XV e XVI, os artistas italianos recuperavam os ideais clássicos e consequentemente instaurou-se o Renascimento. Porém, em Portugal, o estilo Gótico estava prestes a reinventar-se sendo assim complementado por elementos decorativos alusivos aos descobrimentos marítimos (principalmente pela viagem pelo Cabo das Tormentas/Boa Esperança e pela descoberta do Brasil). Essa união entre essas duas vontades originaram o Gótico Manuelino. Para além da base gótica, este estilo compunha-se por elementos decorativos naturalistas (raízes, troncos, folhas, etc.), de navegação marítima (cordas, redes, esferas, etc.) e patrióticos (escudo real, a cruz de Cristo e a esfera armilar). Os elementos patrióticos tinham como objectivo enfatizar a grande aventura que foram os Descobrimentos sob o comando dos portugueses.
Só no reinado de Dom João II se assume uma influência renascentista.
JANELA DO CONVENTO DE CRISTO EM TOMAR autoria da decoração Diogo de Arruda
TORRE DE BELÉM (ARQUITECTURA MILITAR)
1517-1519 FRANCISCO ARRUDA
FACHADA DA IGREJA DE VILA DO CONDE
João Castilho
Mosteiro dos Jerónimos – o mosteiro surge por vontade de D. Manuel quando este requer à Santa Sé uma autorização para fundar um eremitério de frades jerónimos, vontade essa que em 1496 é autorizada por Alexandre VI.
No dia 6 de Janeiro (dia dos Reis) de 1501 ou 1502 (não é tido como certo, o ano), começa a ser construído o Mosteiro dos Jerónimos e, logo em 1503,
TOMÁS